Onde encontrar literatura científica para tese e mestrado?

Existem muitas maneiras de encontrar literatura científica; a biblioteca da universidade não é de forma alguma o único lugar onde você pode obter livros, ensaios ou mídia digital. Dependendo da especialidade, tipo de texto ou estado federal, as possibilidades virtuais da pesquisa bibliográfica diferem em particular. As rotas de acesso mais importantes são apresentadas na visão geral a seguir.

Bibliotecas regionais

O ponto de entrada universal para a pesquisa bibliográfica é o catálogo da universidade ou biblioteca da universidade, bem como as bibliotecas estaduais e estaduais no local. Além das monografias, as palavras-chave relevantes também podem ser encontradas usando a máscara de pesquisa, periódicos especializados, e-books e periódicos eletrônicos ou ações especiais.

Se você tiver sorte, morará nas proximidades da Biblioteca Nacional da Alemanha (DNB) em Frankfurt am Main ou Leipzig – nas bibliotecas, todas as publicações publicadas em alemão são disponibilizadas para sua presença. No entanto, o uso do DNB é cobrado.

Bibliotecas nacionais

Se os títulos desejados não estiverem disponíveis na biblioteca da universidade ou em outras bibliotecas regionais ou já tiverem sido emprestados, eles poderão ser pesquisados ​​nacionalmente usando bancos de dados especiais. Esses bancos de dados incluem o Catálogo Virtual Karlsruhe (KVK) ou o banco de dados da revista . Existe o WorldCat para uma pesquisa internacional . Depois de encontrar o que procura, os títulos relevantes podem finalmente ser entregues à sua biblioteca por empréstimo entre bibliotecas. Como regra, este serviço é cobrado.

Bases de dados e bibliografias de periódicos

Mesmo que um grande número de periódicos, periódicos eletrônicos e e-books já possa ser encontrado na biblioteca da universidade, bancos de dados de periódicos, bibliografias e arquivos online devem ser usados ​​para uma pesquisa mais extensa. Existem diferentes portais de pesquisa de assunto para assunto, que coletam, em particular, artigos de pesquisa científica atuais de periódicos especializados relevantes. Quais sites envolvidos devem, portanto, ser pesquisados ​​com antecedência.

Pesquisa na Internet

Por último, mas não menos importante, o Google também pode ser útil, mais precisamente o Google Livros e o Google Scholar . Embora nem todas as páginas digitalizadas sejam exibidas por motivos de direitos autorais, o índice , a introdução ou a bibliografia geralmente podem ser lidos. Se o título for de interesse adicional, você poderá encontrá-lo na biblioteca ou emprestá-lo por meio de empréstimo entre bibliotecas.

Como você reconhece a literatura citável para a tese?

É um dos princípios do trabalho científico tornar verificáveis ​​as declarações feitas por outros, especificando o documento relevante. Como é sabido, a bibliografia é o lugar certo para marcar a localização das idéias citadas ao citar corretamente .

No entanto, nem todo texto conta como literatura citável. A cordilheira é, portanto, estreita e a acusação de trabalho não científico é rapidamente levantada. Parece, portanto, aconselhável – antes de aprender a citar corretamente – primeiro esclarecer a questão de qual literatura pode ser citada – e quais não.

Como você pode reconhecer uma fonte respeitável para a tese de bacharel ou mestrado?

Antes de tudo, é necessário muito ceticismo desde o início ao lidar com a literatura científica. Até bancos de dados especializados relevantes e bibliotecas universitárias https://jornaldeipanema.com.br/monografis também contêm literatura científica popular que pode não fazer parte de um trabalho científico.

Em princípio, porém, a literatura científica deve atender a quatro requisitos: deve ser credível, precisa, razoável e verificável. Mas como você sabe se uma fonte atende a esses quatro requisitos?

De qualquer forma, deve-se examinar cuidadosamente a reputação do autor. O que foi publicado por ele? Qual é a reputação do autor entre os especialistas e há quanto tempo ele lida com o tópico?

Outra observação: se, por exemplo, o nome de um autor aparece particularmente frequentemente na bibliografia de uma publicação, isso é uma indicação clara de sua reputação e, portanto, de sua credibilidade.

Se, por outro lado, o próprio autor é desconhecido, se o editor ou o editor da publicação é bem conhecido por isso, isso também é uma referência à literatura citável. Até certo ponto, o editor ou editor, com seu bom nome, atesta a qualidade do conteúdo.

A publicação em revisão foi publicada por uma instituição ou editora de renome? Nesse caso, isso é uma indicação de maior credibilidade, porque pelo menos a instituição atesta seu conteúdo e você pode ter certeza de que uma publicação, como uma tese de doutorado, passou por uma edição e revisão completas de uma dissertação .

O mesmo se aplica a jornais e revistas. Os prestigiados representantes dessa guilda geralmente são mais críticos com suas publicações do que jornais de consumo – o que também indica uma qualidade mais alta da publicação.